AutoStatt Oficina Premium

SUSPENSÃO AUTOMOTIVA

Sobre

SUSPENSÃO AUTOMOTIVA

A função do sistema de suspensão é de manter as quatro rodas no chão, aliviando as irregularidades do solo e absorvendo os impactos. Ele é composto por várias peças que trabalham juntas melhorando a performance do veículo.

Cuidar da suspensão do carro é fundamental para a segurança e o conforto dos ocupantes do automóvel e também para a vida útil dele. Ao circular com o veículo com problemas na suspensão, os impactos podem ser bastante prejudiciais às outras estruturas. O resultado? Alto custo com reparo! Por isso, faça sempre a manutenção preventiva do sistema de suspensão automotiva.

Manutenção e prevenção

Um dos componentes principais e mais conhecidos do sistema de suspensão são os amortecedores. Junto com as molas, são responsáveis por absorver o impacto das irregularidades da rua, aumentando a estabilidade do veículo.

Não existe um tempo ou uma quilometragem recomendados para realizar a troca dos amortecedores, portanto, é necessário prestar atenção aos sinais que o carro dá e levá-lo sempre a uma Oficina Especializada para fazer a revisão do sistema. Isso porque a durabilidade dos amortecedores, molas e outros componentes da suspensão varia bastante. Depende do estado das ruas por onde o motorista circula, dos cuidados que ele tem ao dirigir e se carrega peso desnecessário no carro, por exemplo. É por isso que, em alguns casos, as peças podem durar até os 150 mil km rodados e, em outros, não passar dos 50 mil.

Existem vários tipos de sistema de suspensão, que varia de acordo com cada veículo. Consulte sempre o manual do proprietário para identificar as necessidades específicas do seu automóvel e faça uma revisão visual a cada 10 mil km. Para ter certeza sobre a saúde do sistema de suspensão e de outras estruturas do seu carro, traga-o para uma avaliação gratuita com os profissionais qualificados da Autostatt!

Sinais de desgaste da suspensão

Apesar de não existir um intervalo específico para fazer a checagem dos componentes da suspensão, o carro dá sinais de que já é hora de trocar alguma peça ou fazer algum reparo.

Consulte um profissional especializado caso perceba barulhos, como batidas fortes e sons metálicos, instabilidade na direção, desgaste anormal nos pneus, vazamento de óleo e rodas que dão pequenos solavancos, principalmente durante as curvas.

A montagem dos meus pneus ficou ótima na Autostatt. E o atendimento dos caras é mesmo excepcional. Super atenção aos clientes. Recomendo

Marcio Nardi Cliente recente

O carro ficou ótimo depois do ajuste nos pneus, está mais leve dirigir o que está me dando mais segurança. Já tinha levado em outros lugares e tinha mexido bastante mas nunca se atentaram a isso com cuidado.

Celia Maria Neves Silva Cliente desde 2017

Solicitei o balanceamento de pneus. O serviço foi bem realizado, o atendimento da equipe é ótimo e o custo x benefício é suficiente

Sophia e Luciana Ateliê Sofistic Cliente recente
    suspensao-automotiva

    Principais vantagens de sistema de suspensão

    Garantir a estabilidade do carro durante as curvas.
    Promover o conforto e a seguranças dos ocupantes do veículo.
    Aumentar a vida útil do automóvel.

    Por que fazer a manutenção preventiva na Autostatt?

    Nossos mecânicos são treinados pelas próprias montadoras, por isso, estamos preparados para identificar as necessidades do seu automóvel, independentemente de qual ele seja. Trabalhamos apenas com peças originais e possuímos equipamentos de última geração, que resultam em um trabalho eficiente e rápido. Todas essas características refletem diretamente nas centenas de recomendações e indicações de nossos clientes. A Oficina Especializada Autostatt trabalha com o melhor da tecnologia em manutenção preventiva, oferecendo qualidade, garantia e preço justo em todos os serviços.

    PERGUNTAS COMUNS

    O ideal é fazer a verificação visual a cada 10 mil km, substituindo as peças que estejam no fim de sua vida útil. Isso evita que as peças que estavam quase no momento de quebrar destrua outros componentes da suspensão, o que acarretaria em um gasto muito maior. Geralmente, recomenda-se trocar o óleo sintético a cada 10 mil km. Já o óleo semissintético a cada 7500km e óleo mineral a cada 5 mil km, ou a cada seis meses, o que ocorrer primeiro. Caso não encontre no manual quantos litros devem ser colocados no veículo, você pode buscar a informação nos sites dos fabricantes de lubrificantes. Mas, se ainda possuir dúvidas, entre em contato com um de nossos técnicos!
     
    A inspeção completa nos amortecedores deve ser feita após os 80 mil km rodados. Geralmente, após essa quilometragem, o amortecedor tende a apresentar vazamentos, folga ou perda de sua ação. Contudo, se a inspeção verificar que eles estão em boas condições, é recomendado a troca do kit do amortecedor, que consiste em batente inferior, coifa, coxim e rolamento (para os amortecedores dianteiros).
     
    Problemas no sistema de suspensão podem resultar em menor absorção do impacto e, portanto, menor conforto de quem está dentro do carro, além dos fortes barulhos. Esse, porém, é um dos menores incômodos, já que a suspensão danificada reduz a estabilidade do veículo e pode até provocar acidentes. A economia também sai prejudicada, já que o gasto dos pneus costuma ser maior.
     
    Se você circula em caminhos muito esburacados ou em estradas de terra, prefira levar o automóvel para uma inspeção visual a cada 5 mil km, pois o impacto extra e a sujeira podem danificar os componentes da suspensão. Mantenha a higiene do carro, fique atento a qualquer barulho ou mudança no comportamento do veículo e lembre-se de que trocar as peças recomendadas pelo mecânico pode prevenir problemas e gastos maiores no futuro.