AutoStatt Oficina Premium

REPROGRAMAÇÃO DE ECU OU REMAP DE ECU

Sobre

REPROGRAMAÇÃO DE ECU OU REMAP DE ECU

O que é ECU?

ECU é a sigla para Electronic Control Unit, nome em inglês para unidade de controle eletrônico (ou Central de Injeção Eletrônica), ou seja, é como se fosse um computador responsável por controlar o funcionamento do motor em vários aspectos. Essa central cuida, por exemplo, da injeção de combustível, do momento certo da ignição e da pressão de trabalho de uma turbina. Atualmente, todos os carros possuem ECU do motor, já que saem de fábrica com a injeção eletrônica.

Para realizar essas funções, a ECU recebe sinais enviados por sensores espalhados pelo motor, avalia-os e controla os sinais de saída. As informações de que a ECU necessita ficam gravadas digitalmente, já que são muitas variáveis, como temperatura do ar, do motor e do combustível, pressão e bombeamento. A ECU é como se fosse o comandante do motor: é ela quem manda no seu funcionamento.

 

Reprogramação de ECU:

Modificar os parâmetros de funcionamento do motor, desde que isso seja feito por um profissional especializado, é capaz de aumentar a performance do veículo. A reprogramação de ECU, popularmente conhecida como Remap, é o processo que modifica esses parâmetros, de maneira estratégica e planejada.

Com a reprogramação de ECU é possível, por exemplo, aumentar a pressão da turbina, injetar mais combustível e alterar o ponto de ignição em toda a faixa de rotação do motor, obtendo assim um motor com mais torque e potência, mantendo a durabilidade do conjunto. A reprogramação pode ainda ajustar o funcionamento do motor ao upgrades mecânicos que foram realizados no automóvel.

ECU-CAR

A montagem dos meus pneus ficou ótima na Autostatt. E o atendimento dos caras é mesmo excepcional. Super atenção aos clientes. Recomendo

Marcio Nardi Cliente recente

O carro ficou ótimo depois do ajuste nos pneus, está mais leve dirigir o que está me dando mais segurança. Já tinha levado em outros lugares e tinha mexido bastante mas nunca se atentaram a isso com cuidado.

Celia Maria Neves Silva Cliente desde 2017

Solicitei o balanceamento de pneus. O serviço foi bem realizado, o atendimento da equipe é ótimo e o custo x benefício é suficiente

Sophia e Luciana Ateliê Sofistic Cliente recente
    ECU-CAR

    Só realize a reprogramação de ECU em um local de confiança.

    Assim como a reprogramação de ECU, se feita corretamente, consegue melhorar a performance do motor, se os cuidados necessários não forem tomados o proprietário do veículo pode se deparar com problemas de comunicação dos sensores do motor.

    Este é um processo delicado, que necessita de testes, mão de obra especializada e equipamentos apropriados. Aqui na Autostatt, possuímos tudo o que o seu veículo necessita para uma reprogramação de ECU correta. Dispomos de equipamentos de ponta para realizar a reprogramação nos mais variados veículos, tanto pela porta de diagnóstico (OBDII), sem necessidade de retirada da ECU do veículo, como também acessando diretamente a ECU para os carros que não permitem reprogramação pela porta de diagnóstico.

    Para que serve a reprogramação de ECU ou Remap?
    Esse procedimento é um dos mais populares para aumentar a potência do motor sem alterações mecânicas. Em carros turbinados, o ganho de potência pode chegar a mais de 20%. O objetivo é melhorar a potência e o torque do motor e, em alguns casos, promover economia.

    O atendimento para a realização deste serviço é totalmente personalizado: as informações lidas da ECU são repassadas aos nossos mecânicos engenheiros de software, que alterarão as especificações de acordo com cada cliente, sempre dentro dos parâmetros de segurança, para não comprometer a durabilidade do motor. Essas informações são gravadas de volta na ECU e podem retornar à sua forma original caso seja necessário.

    Principais vantagens:
    Otimizar o funcionamento do motor, para que ele trabalhe na faixa ideal de potência.
    Melhorar as arrancadas e retomadas do veículo.
    Ajusta a performance do motor em caso de upgrades no automóvel.

    PERGUNTAS COMUNS

    Esse método consiste em reprogramar os parâmetros gravados na central de controle do motor do veículo buscando um aumento de performance. Na reprogramação de ECU, é possível alterar parâmetros como pressão de turbina, quantidade de combustível, rotação máxima do motor, velocidade máxima do veículo, entre outros. Buscando assim a melhor combinação entre performance, consumo e durabilidade do motor.

    Com a reprogramação de ECU, em carros turbo a estimativa é de um ganho de aproximadamente 20%, mantendo a durabilidade e segurança do motor. Em carros aspirados, o ganho fica em torno de 5%. Porém, devido às mudanças que são realizadas na sensibilidade do pedal do acelerador, a mudança de comportamento do carro também é nítida.

    O procedimento não é aprovado pelas montadoras, porém em uma inspeção rotineira das concessionárias a reprogramação é imperceptível. Antes de realizá-la, contudo, converse com um de nossos técnicos e tire suas dúvidas.

    Desde que as manutenções preventivas sejam realizadas e que se mantenham as margens de segurança, a durabilidade do motor não é afetada. Por isso, o serviço só deve ser feito em uma Oficina Especializada de confiança, com profissionais qualificados.

    A intenção, na verdade, é reduzir o consumo de combustível em carros com upgrade. Como é necessário acelerar menos para o veículo andar, o feedback dos clientes geralmente é de uma melhoria nesse consumo.

    A maioria dos veículos permitem o procedimento. Entre em contato e converse com um de nossos técnicos para saber se é possível realizar o serviço no seu automóvel!

    O Stages são os níveis de customização dos mapas na reprogramação de ECU. O Stage 1 é o mais básico e não realiza grandes modificações no carro, porém consegue extrair mais potência do motor. O Stage 2 inclui a mudança do sistema de admissão, adicionando um sistema de captação de ar frio com filtro cônico, e um downpipe que elimina o catalisador. O Stage 3 é o mais avançado de customização e, além das mudanças já citadas, inclui turbinas, freios, polias, entre outras.