AutoStatt Oficina Premium

MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE FREIOS

Sobre

MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE FREIOS

Antes de nos preocuparmos com potência e velocidade, é necessário pensar nas frenagens de emergência. Afinal, de nada adianta o carro arrancar e acelerar muito bem se você não conseguir pará-lo rapidamente caso necessário, certo? O sistema de freios é, portanto, uma das partes mais importantes do seu veículo. E é imprescindível cuidar dele para garantir a sua segurança, de quem anda com você e de outras pessoas no trânsito.

O sistema de freio possui vários componentes que trabalham em conjunto, mas que têm funções específicas. Alguns são bem conhecidos, como as pastilhas e as lonas, que promovem a fricção na hora de desacelerar e parar o carro. As pastilhas trabalham junto com o disco de freio, que tem formato circular e se conecta à roda, assim como o tambor de freio. Mas outras partes do sistema também merecem atenção, como o fluido de freio, responsável pela transferência do movimento e pelo funcionamento adequado do sistema hidráulico.

Sinais de desgaste

Na maioria dos veículos, recomenda-se realizar a revisão do sistema de freios a cada 10 mil km rodados. Mas você pode também checar essa frequência no manual do proprietário. Além disso, o motorista deve prestar atenção a alguns sintomas que indicam que os freios necessitam de manutenção:

barulhos agudos ao frear, ou barulho de metal batendo com metal;
som de algo solto nas rodas mas que para ao pisar no freio,
perda da eficiência de frenagem do veículo;
pedal do freio sem resistência ou duro demais;
carro puxando para um lado ao frear;
luz de freio no painel acesa.
Se esses sinais surgirem antes do intervalo recomendado para a manutenção preventiva, leve seu automóvel a uma oficina mecânica de confiança para fazer a checagem de todo o sistema de freios. Pode ser necessário o reparo em algum equipamento ou mesmo a troca de alguma peça, evitando assim problemas ainda maiores e até um acidente.

O profissional especializado vai checar, ainda, o nível de fluido de freio, que reduz conforme o desgaste das pastilhas aumenta. Como o sistema de freios é de extrema importância para o bom funcionamento do carro e para a segurança de todos, é imprescindível usar apenas peças originais. Os componentes precisam ser certificados e instalados da forma correta.

A manutenção do sistema de freios é ideal para:
Promover a segurança de todas as pessoas no trânsito.
Evitar custos altos com reparo.
Aumentar o conforto e a estabilidade ao dirigir.

manutencao-do-sistema-de-freios

A montagem dos meus pneus ficou ótima na Autostatt. E o atendimento dos caras é mesmo excepcional. Super atenção aos clientes. Recomendo

Marcio Nardi Cliente recente

O carro ficou ótimo depois do ajuste nos pneus, está mais leve dirigir o que está me dando mais segurança. Já tinha levado em outros lugares e tinha mexido bastante mas nunca se atentaram a isso com cuidado.

Celia Maria Neves Silva Cliente desde 2017

Solicitei o balanceamento de pneus. O serviço foi bem realizado, o atendimento da equipe é ótimo e o custo x benefício é suficiente

Sophia e Luciana Ateliê Sofistic Cliente recente

    Faça a manutenção preventiva na Autostatt!

    Prevenir problemas nos freios é sempre a melhor decisão para garantir segurança e para evitar custos bem mais altos no futuro. Por isso, traga seu veículo à Autostatt: aqui, nós realizamos o diagnóstico gratuito do seu sistema de freios. Nossos mecânicos seguem todas as especificações dos manuais dos fabricantes e usamos apenas peças originais. Ou seja: qualidade, preço justo e garantia você encontra na Oficina Especializada Autostatt.

    PERGUNTAS COMUNS

    Apitos agudos ao frear ou barulhos que parecem metal raspando ao andar com o veículo geralmente são indicativos de pastilhas de freio gastas. Já um barulho que se assemelha a uma peça solta na roda, especialmente ao passar por ruas esburacadas, e que some ao pressionar o pedal do freio pode indicar uma folga no pino guia da pinça de freio. Se o seu automóvel apresenta esses sons, leve-o à Autostatt para realizarmos o diagnóstico gratuito. Geralmente, recomenda-se trocar o óleo sintético a cada 10 mil km. Já o óleo semissintético a cada 7500km e óleo mineral a cada 5 mil km, ou a cada seis meses, o que ocorrer primeiro. Caso não encontre no manual quantos litros devem ser colocados no veículo, você pode buscar a informação nos sites dos fabricantes de lubrificantes. Mas, se ainda possuir dúvidas, entre em contato com um de nossos técnicos!
     
    A cada 10 mil km rodados, é essencial fazer uma inspeção visual para evitar danos no sistema. O profissional checa todos os itens do sistema de freios, como o desgaste das pastilhas, o nível do fluido de freio, parafusos soltos ou vazamentos, estado do tambor ou disco e do pedal de freio, entre outras verificações. Fazer os reparos necessários logo que o veículo apresenta sinais de desgaste é importante para prevenir problemas mais graves no sistema.
     
    O fluido utilizado no sistema de freio possui característica hidroscópica, ou seja, absorve umidade do ambiente. Por isso, recomendamos a troca do fluido a cada dois anos, tempo suficiente para o fluido ter absorvido umidade o bastante para afetar o funcionamento dos freios. Se você não souber quando foi a sua última troca de fluido de freio, converse com um de nossos técnicos. Na Autostatt, possuímos uma ferramenta específica para medir a quantidade de umidade presente no fluido.
     
    Tanto as pastilhas quanto os discos de freio devem ser trocados aos pares, para que o sistema de frenagem esteja estabilizado.
     
    O sistema de freio ABS é projetado para ter uma vida útil equivalente à do veículo, mas ainda assim é necessário ter atenção aos sinais de problemas, como luz acesa no painel. Nesse caso, pode ser necessária a substituição de algum componente.